O Centro Paroquial de Paderne foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Paderne, em 1996, tendo em conta um velho sonho dos padernenes, em criar um espaço para desenvolver atividades com as suas crianças e seus idosos. O Pároco e fundador, da altura, Cónego Carlos César Chantre, com o apoio das entidades oficiais e a generosa doação de um terreno, pelo Sr. António Libânio Correia, levou avante o sonho e tornou-o realidade.

Como instituição da Igreja Católica a sua personalidade jurídica resultou da participação escrita da ereção canónica, feita pelo Sr. Bispo da Diocese do Algarve, em 28 de Agosto de 1996.

Foi publicado a 4 de Junho de 1997, no Diário da República n.º128, III.º Série, o seu registo e reconhecimento como pessoa coletiva de utilidade pública.

Hoje, tem a sua sede no edifício de Centro Comunitário de Paderne, em Cerca Velha, na freguesia de Paderne, concelho de Albufeira, distrito de Faro, contando com mais dois estabelecimentos sociais, onde presta um serviço social pelo concelho de Albufeira, nomeadamente em Paderne, Ferreiras e Albufeira.

Atualmente a Instituição é dirigida pelo Senhor Padre Pedro Manuel, que juntamente com os restantes elementos do Órgão de Gestão (Direção e Conselho Fiscal) têm um mandato para o quadriénio de 2015/2019, conforme Provisão de 2/09/2015, proveniente de Sua Excelência Reverendíssima, dom Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve.