O centro comunitário constitui uma resposta social cuja metodologia de intervenção assenta, essencialmente, em princípios que orientam o seu funcionamento de forma a tornar-se um verdadeiro pólo de desenvolvimento social e dinamizador das solidariedades locais, contribuindo para a promoção integral da população de Paderne, com objetivo de a transformar numa verdadeira comunidade humana.

As suas respostas vão de encontro às necessidades da população, numa função de carácter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social, assumindo-se, também, como agente dinamizador da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, fator de desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania. Neste sentido, dirige a sua intervenção para a família e a comunidade, sem perder de vista a situação particular e específica de cada pessoa.

O centro comunitário, polivalente e virado para o exterior, engloba um leque de atividades e respostas diversificadas, de acordo com as expectativas sociais. Para tal, conta com a coordenação de uma equipa multidisciplinar do Centro Paroquial e vários parceiros intervenientes.

No momento, conta com os seguintes serviços:

Banco Alimentar Contra a Fome (parceria com Banco Alimentar do Algarve);

Projeto de Formação Inclusão (parceria com Cáritas Portuguesas);

Apoio Psico-Social;

Participação nos eventos locais;